sábado, 29 de janeiro de 2011

Saqueadores destruíram duas múmias faraônicas em museu


Saqueadores entraram no Museu Egípcio durante os protestos contra o governo na sexta-feira (28) e destruíram duas múmias faraônicas. O principal arqueólogo do país anunciou na televisão estatal a perda.
O museu no centro do Cairo, que tem a maior coleção mundial de antiguidades da época dos faraós, está próximo da sede do Partido Nacional Democrático, que comanda o governo. O prédio do partido foi incendiado pelos manifestantes.
"Lamentei profundamente quando cheguei ao Museu Egípcio pela manhã e descobri que algumas pessoas tentaram entrar no museu à força na noite passada", disse Zahi Hawass, presidente do Conselho Supremo de Antiguidades neste sábado (29).
"Cidadãos egípcios tentaram brecá-los e foram auxiliados pela polícia turística, mas alguns conseguiram entrar pela parte de cima e destruíram duas das múmias", disse. Ele afirmou que os saqueadores também arrombaram a bilheteria do museu.
O edifício de dois andares, construído em 1902, abriga dezenas de milhares de objetos, incluindo a maior parte da coleção relacionada a Tutancâmon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário